
VALEU pra você? Contribua para a sustentabilidade do canal… Adquira o VALEU DEMAIS!
Inscreva-se, compartilhe, comente e curta!
Nos sigam nas redes sociais:
02.07.2022, SÁBADO, 15h, no Pensar Africanamente
ÁFRICA E SUA SEXTA REGIÃO: PENSANDO CAMINHOS DE EDUCAÇÃO PARA SOBERANIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – Parte 3
A União Africana declarou, em 2003, a Diáspora Africana como a Sexta Região e com isso vem criando mecanismos para possibilitar o desenvolvimento das pessoas africanas e suas comunidades em todo mundo.
Cumprindo com a Agenda 2063, a União Africana elegeu como tema de sua atuação, em 2022, para suas seis regiões, o “Fortalecimento da Resiliência em Nutrição e Segurança Alimentar no Continente Africano”, desdobrado nesses subtemas: “Fortalecimento de Sistemas Agroalimentares, Sistemas de Saúde e Proteção Social para a Aceleração do Desenvolvimento do Capital Humano, Social e Econômico”.
O Latitudes Africanas e o Pensar Africanamente pretendem proporcionar um espaço de reflexões em torno dessas questões: O que é a Sexta Região Africana? Qual é a sua relação o Continente Mãe? O que significa saúde, soberania alimentar e nutricional para pessoas africanas? Nesta terceira parte, vamos conversar com BAS´ILELE MALOMALO, DANIELLE THEODORO, KWESI M. H. TA FARI e RAS KIJANI MENFESAWI.
BAS´ILELE MALOMALO: Doutor em Sociologia pela UNESP, docente e líder do Grupo de pesquisa África-Brasil: Produção de conhecimento, Sociedade civil, Desenvolvimento e Cidadania Global/UNILAB/CNpq, pesquisador, do Centro dos Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN-Unesp), da Rede para o Constitucionalismo Democrático Latino-Americano/Brasil, membro do Comitê Internacional da Cadeira da Unesco Educação Transformadora, Democracia e Cidadania Mundial, da UQO/Canadá e expert da plataforma Harmony with Nature/ONU, fundador do Instituto da Diáspora Africana no Brasil (IDDAB) e da Per Ankh-Ntu, Escola filosófico-teológica que visa preservar e promover o legado científico e espiritual Bena CiKam.
DANIELLE THEODORO: Pós-graduada em História Contemporânea pela UCAM/RJ, graduanda de Gastronomia e extensionista/pesquisadora do CulinAfro/UFRJ. É professora da área de Gastronomia e Hospitalidade da REDE FAETEC, na unidade de Bangu, e pesquisadora de Alimentação Afro-Brasileira – tendo como foco da pesquisa a Alimentação Escolar Quilombola.
KWESI M. H. TA FARI (F. Gomes)
Historiador (Puc-Rio), Pós-Graduado em História da África e do Negro no Brasil (UCAM), Mestre em Educação (UFC) e Doutor em Educação (UFC). Integra o Conselho Imhotep da Kasa de Maat (Brasil), coordena o projeto Afrika Shen (Cabo Verde) e é pesquisador visitante na Fundação Amílcar Cabral (Cabo Verde). Atualmente, trabalha na produção de uma trilogia histórica, enciclopédica e cartográfica sobre o Nacionalismo Africano Universal (1850-2020).
RAS KIJANI MENFESAWI: AfRaKano nascido e criado em Cabo Verde na costa oeste de AfRaKa, vivente da cultura espiritual Afro-centrada anti-colonial RasTafari. Kijani é arquiteto e construtor, estuda e constrói arquitetura de seus ankhcestrais. Kijani é pesquisador da saúde holística AfRaKana, onde junto a sua emperatriz pesquisa e pratica a ciência alimentar I-TAL. Tem como objetivo usar os estudos e práticas de saúde holística integral AfRaKana para a libertação/emancipação do cativeiro físico-mental- espiritual do povo AfRaKano em casa ou em diáspora, e a arquitetura ancestral para dignificar a vida de seus irmaos/as.
Mediação: SILVANY EUCLÊNIO
Moderação do chat: PEDRO NETO (Inatobi)
Nos sigam nas redes sociais
#pensarafricanamente
#africanidades
#LatitudesAfricanas
#SextaRegiãoAfricana
source
Aqui de Porto Velho, Rondônia nesta luta
Família Pensar Africanamente, a cada vez que assisto os conteúdos deste Canal eu aprendo muito. MUITO! Precisamos comunicar às nossas comunidades sobre tudo que está aqui no acervo do Canal. Temos que nos multiplicar e compartilhar o tesouro guardado no Canal Pensar Africanamente. Vamos à luta! Gratidão, Silvany e Equipe!
Lindeza ouvir os poemas na voz do Professor Malomalo. 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Eu também quero ouvir as histórias do Professor Malomalo.
"Eu sou a soma e a continuação dos meus ancestrais em um novo tempo", Alkebulan Kush. Bem resumido. Partilho das críticas q o brother Kwesi Ta Fari faz à UA como organização burocrática/tecnocrática disconectada das populações e que não corresponde à titulação da sexta-região. Essa é uma crítica que os europeus também fazem à UE e que os ingleses usaram falaciosamente para fazer o Brexit. O brother Fari me permita tb corrigir um erro na sua fala. O autor do livro ''Pan-africanismo de Ontem e de Hoje" é o sociólogo e historiador português Eduardo dos Santos e não o ex-presidente de Angola, José Eduardo dos Santos que em 1968 era estudante de Engenharia de Petróleos em Bacu, na antiga URSS. Não consta que o ex-presidente de Angola tenha um único livro escrito.
Saudações à comunidade do Pensar Africanamente. Quem escreve aqui é Kwesi M. H. Ta Fari, eu estou muito agradecido pela oportunidade de partilha em uma plataforma tão séria e dedicada aos nossos temas . Preciso fazer uma correção sobre a minha fala, o livro Pan-Africanismo de Ontem e de Hoje (1968) foi escrito por Eduardo dos Santos e não por José Eduardo dos Santos ( ex-presidente de Angola). Os meus cumprimentos .
Lindo encontro!!!! Não teríamos conhecimento dessaa vivências sem o canal Pensar Africanamente. Obrigada
Emocionante!!! Consciência de não ter como usufruir dos muitos conhecimentos ancestrais, tal como a alimentação africana.
Mas, feliz, pois vindo a tona esses conhecimentos pra cada vez mais pessoas jovens, mtas e mtas comunidades vão aproveitar esses saberes.
Sem palavras….🖤. Um beijo grande.