Front-end x back-end Diferença entre desenvolvimento de aplicativos

By admin Sep 16, 2021
0 0
Read Time:4 Minute, 10 Second

Em resumo, o front-end se concentra na experiência do usuário, já o back-end é responsável pela funcionalidade do sistema como um todo. Java é uma linguagem de programação orientada a objetos bastante utilizada para desenvolvimento de software em diversas plataformas. Ela foi originalmente desenvolvida pela Sun Microsystems e atualmente é mantida pela Oracle. É essencial que o back-end seja desenvolvido com habilidade e precisão para garantir a melhor experiência possível aos usuários e o pleno funcionamento do sistema.

No contexto atual, podemos mencionar, por exemplo, a computação em nuvem como uma das tecnologias que mais gerou demanda para profissionais web. A tecnologia de nuvem leva aplicações e sistemas para a internet, oferecendo-as como serviço a partir de um login, em vez de como um produto instalado em uma máquina. É uma linguagem poderosa e fácil de aprender que permite manipular banco de dados e validar informações com eficiência. Um bom exemplo de como o back-end funciona na prática é o login em uma rede social. Enquanto o front se preocupa com a interface em que as pessoas digitam informações, o back-end faz a validação dos dados e uma conexão com o banco de dados para tentar autenticar o login. Se o que foi digitado combina com o que está salvo no banco, o login é autorizado.

Front-end e Back-end: entenda essas duas áreas do desenvolvimento

Já a parte do back-end é a que cuida dos bastidores, do funcionamento estrutural de uma página. Ou seja, gerencia o processamento e o envio de dados ao servidor e a conexão com o banco de dados. O desenvolvimento completo visa criar aplicativos responsivos, https://www.slideshare.net/wojis64155/ eficientes e funcionais. Desenvolvedores de front-end e back-end têm objetivos diferentes para criar o aplicativo final. Python é uma linguagem de programação que permite trabalhar rapidamente e integrar sistemas com mais eficiência.

É comum pensar que o desenvolvimento front-end pode ser mais fácil para quem está iniciando na carreira de tecnologia, já que o trabalho é mais visual e interativo. No entanto, a escolha de começar pelo back-end ou pelo front-end depende das habilidades e interesses pessoais de cada um. CSS, ou Cascading Style Sheets, é uma linguagem de estilo usada https://www.ceibse.edu.uy/profile/cabole1899/profile para definir a aparência e o layout de uma página web. Ele é usado para estabelecer diferentes estilos de elementos HTML, como fontes, cores, margens, entre outros. Há uma vasta biblioteca de APIs disponíveis para desenvolver aplicativos e também uma grande comunidade de desenvolvedores Java ativos que oferecem suporte e recursos compartilhados.

Back-end e Front-end: Principais diferenças!

Sem falar na grade curricular de Ciência da Computação, Desenvolvimento Back-End, Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou qualquer outro curso na área de tecnologia. São disciplinas ordenadas de modo a oferecer trilhas de aprendizado para você assimilar os conteúdos de forma mais natural. Basicamente, um trabalha mais próximo ao artístico/criativo e o outro, com a correta aplicação das regras de negócio.

Além do guia de carreira programador Front-end web, vocêtambém vai encontrar na DevMedia os guias de Front-end mobile e Back-end edessa forma se tornar um programador full stack. Esse programador é capaz de criar um software de ponta aponta, ou seja, criar toda parte visual e também os códigos que manipulam obanco de dados. Nessa carreira o programador domina tanto a carreira Front-end (webou mobile) quanto a carreira Back-end. Entender o que é o Back-end e o Front-end é essencial para qualquer pessoa que pensa em ingressar na carreira de programador.

Front-end x back-end: linguagens de cada uma

Mas não é só isso, o back-end também é responsável por armazenar dados e garantir a segurança do site como um todo. Baseado na experiência da plataforma DevMedia, a carreiramais fácil para se iniciar é a Front-end web. Isso porque no início da carreirade programador Front-end web você não vai lidar com códigos mas com marcaçõesde textos e com a aparência visual da página web. O tratamento https://www.mixcloud.com/tumpa54dfg/ de erros é uma etapa importante no desenvolvimento de aplicações web. Ao analisar o objeto de erro retornado pela API, é possível fornecer mensagens de erro adequadas para o usuário, melhorando a experiência de uso. Quando acessamos um site, por exemplo, por trás de toda sua apresentação amigável esteticamente, há uma comunicação das informações trocadas entre banco de dados e navegador.

  • Front-end e back-end são termos amplos que agrupam logicamente as diferentes tecnologias e camadas de software de qualquer aplicativo.
  • JavaScript é uma linguagem de programação bastante popular e amplamente utilizada na web.
  • Além disso, é importante implementar mecanismos de autenticação e autorização para controlar o acesso aos recursos do sistema.
  • O backend expõe endpoints que podem ser acessados pelo front end para enviar e receber dados.
  • Os desenvolvedores de front-end e back-end se completam na maioria dos casos.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

By admin

Related Post

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *